RESULTADO ENEM 2020 – Como Consultar, Quando Sai, Participante

O resultado Enem 2020 é disponibilizado por meio do portal do INEP, no qual disponibiliza todas a informações referente ao exame. É muito importante que você fique atento, pois se perder o prazo erá muito complicado ingressar-se em alguma universidade.

O Exame Nacional do Ensino Médio é um prova composta por quatro áreas de conhecimento, como Ciências Humanas e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e
Matemática e suas Tecnologias, além de uma redação dissertativa-argumentativa.

Sendo assim vamos trazer todas as informações sobre o Enem resultado e como você pode acessá-lo, além de trabalhar com outras informações importantes sobre esse mesmo resultado, de que forma você consegue o ingresso na universidade. Acompanhe!

Resultado Enem 2020

O resultado do Enem certamente é um dos momentos que mais geram ansiedade em todas as pessoas que procuram fazer o exame, pois, é por meio dele que será definido a entrada ou não em algum curso técnico ou superior em uma das Universidades espalhadas pelo Brasil.

Resultado Enem 2020 

Geralmente o resultado Enem 2020 é divulgado no mês de janeiro, com suas notas distribuídas por meio das seguintes disciplinas:

  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias
  • Ciências Humanas e suas Tecnologias
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias
  • Matemática e suas Tecnologias
  • Redação

Por isso é muito importante estar atento a todos os prazos envolvidos para que você consiga realizar a sua inscrição Enem 2020 e também acompanhar toda a publicação do gabarito Enem e principalmente dos resultados oficiais.

Quando sai o resultado Enem 2020

Depois de realizada a prova do Enem, o gabarito oficial é disponibilizado dias depois, mas ele ainda não contém o resultado que você espera, muito pelo contrário, somente traz as alternativas corretas, de maneira que você tenha uma noção do seu rendimento.

O Enem 2020 resultado é publicado no mês de janeiro, com datas que normalmente são definidas já no mesmo mês, e é quando também você consegue visualizar a quantidade de vagas disponibilizadas pelas universidades.

Normalmente a diferença entre estes eventos é de algumas semanas, e por isso é fundamental que você possa estar atento a todos os prazos que são disponibilizados por edital do Enem 2020.

Como consultar o Resultado Enem 2020

O resultado Enem pode ser consultado de duas maneiras, por meio do site do INEP, no qual é disponibilizado o resultado ou por meio do aplicativo do MEC, que contém também todas as informações para tal finalidade.

Para consultar o Enem resultado 2020 rapidamente, confira:

Resultado Enem 2020 
  • Acesse https://enem.inep.gov.br/participante/#!/loginParticipante;
  • Preencha com seu CPF e Senha do Enem;
  • Faça a verificação de segurança;
  • Clique em Enviar.

O mais importante disso é justamente conseguir avaliar todos os prazos e conseguir realizar uma prova para ter um resultado maior com relação aos concorrentes, já que é um tipo de ingresso é levado à sério por muitos candidatos.

Normalmente é necessário também que você já tenha em mente qual o tipo de finalidade que vai ter quando receber o seu resultado, para que também consiga ganhar tempo e dar conta do cronograma de inscrições para os cursos.

Como aplicar o Resultado Enem 2020

Quando o resultado do Enem 2020 já tiver sido publicado, geralmente se usa esse resultado para entrar nas universidades, faculdades e até em cursos técnicos que pedem a nota do exame como forma de ingresso.

A escolha portanto pode ser feita por instituição ou por preferência no que diz respeito ao curso em si, e isso tem muito mais ligação com disposições pessoais do que com o resultado em si.

No entanto, entre instituições, existem algumas diferenças de ingressos e que você pode escolher a partir do que você tem enquanto objetivos. Confira:


Resultado Enem 2020 Prouni – O ProUni é um programa de seleção especificamente para cursos em instituições de ensino superior particulares. São oferecidos diversos cursos e você pode fazer a escolha de qualquer um, lembrando que são feitos em instituições privadas.

Para isso você deve se inscrever no site do programa que abre duas vezes ao ano, e utiliza a sua média do Enem como ingresso na instituição desejada.


Resultado Enem 2020 Sisu – Já o Sisu é muito mais concorrido, e é oferecido como ingresso para universidades federais em todo o Brasil, somente com o uso de sua nota do Enem, que lhe garante esse acesso à qualquer universidade.

No entanto, assim como no caso anterior, é preciso que você se inscreva no site do programa, insira os dados referentes ao exame, e escolha o seu curso e instituição tendo duas opções.


Mesmo tendo uma abrangência maior no sentido das escolhas profissionais, não é possível escolher a instituição isoladamente, é necessário que você aponte também qual é o curso que deseja fazer.

O Enem resultado 2020 pode definir o seu futuro acadêmico, e para isso você precisa realizar uma boa prova, e mais do que isso, acompanhar todos os prazos de divulgação de resultados e escolha dos cursos.

Existem dois programas que são oferecidos para que você use a sua nota, cada um deles voltados para um tipo de instituição, oferecendo milhares de vagas em todos os anos. Tendo em vista essas informações basta que você se prepare para conseguir dar conta da prova e então vá em busca de sua vaga no curso desejado.

Caso tenha alguma dúvida referente ao que foi dito sobre o resultado Enem 2020, deixe o eu comentário agora mesmo para que possamo esclarecê-lo o mais breve possível. Boa Sorte!

Deixe um comentário