REDAÇÃO ENEM 2020 – Como Fazer, Temas, Critérios de Correção

A redação ENEM 2020 será um dos pontos chaves para obter uma pontuação alta na próxima edição do exame. E com a banca de correção do processo seletivo cada vez mais exigente e criteriosa, será preciso estar bem preparado para discorrer um bom texto.

A nota obtida no Enem 2020 pode ser utilizada em programa educacionais, como SiSu, Fies e Prouni, estes que financiam o estudo dos candidatos que participaram das provas em instituições de ensino superior ao redor do Brasil. As bolsas podem ser integrais (100%) ou parciais (50%), a depender do rendimento do estudante.

Se você deseja saber maiores informações a respeito da redação Enem, este artigo será de grande ajuda. Abaixo separamos algumas dicas para quem deseja fazer um bom texto e saber os possíveis temas definidos pelo INEP Enem. Vamos lá!

Como fazer a redação Enem 2020

O momento mais temido por muitos candidatos que vão fazer a prova do Enem 2020, com certeza, é a redação. Isto deve-se ao fato da mesma possuir maior influência na pontuação de provas, e também por conta da dificuldade que alguns estudantes têm de discorrer um bom texto, seguindo o tema proposto.

Como vimos, a banca responsável por corrigir as redações são bastante exigentes e criteriosas, por isso, neste tópico daremos algumas dicas que com certeza serão de grande ajuda para esta situação.

Redação Enem 2020

A primeira delas é a de que, no momento em que o estudante receber a sua prova do ENEM, o mesmo comece pela Redação. É o momento em que a sua mente estará com melhor preparada para ler o texto motivador e com mais ideias para colocar no papel. Lembre-se de realizar esta leitura com bastante atenção, para recolher o máximo de informações possível.

Um dos erros mais comuns cometidos na redação do Enem é a cópia do texto motivador, portanto, lembre-se de utilizar as ideias do mesmo apenas como uma base informativa, e nunca copiando-as. Sabendo disto, comece recolhendo os dados mais relevantes destes textos e enquadre-os em seu texto da maneira mais natural possível.

Como na grande maioria das vezes o gênero textual abordado na Enem redação é o Dissertativo Argumentativo, com no máximo 30 linhas.

A melhor estrutura para discorrer um texto ficará da seguinte maneira:

  • 1 parágrafo de introdução;
  • 2 parágrafos de desenvolvimento;
  • 1 parágrafo de conclusão.

Controle o número de linhas de seu texto para que ele não exceda o limite proposto. Outro ponto muito importante e que é bastante valorizado é escrever idéias bem conectadas, portanto, utilize algumas conjunções após cada vírgula ou ponto.

Sabendo disto, basta conferir também os critérios que podem zerar a sua nota e não cometer nenhum erro dos quais foram mencionados nas instruções.

Temas da Redação do Enem

Os temas propostos pela redação do Enem 2020 são incógnitas que deixam todos os estudantes na expectativa. Como ele só pode ser consultado no momento em que o candidato pega a prova, não tem como estudar com antecedência para esta etapa do processo seletivo.

No entanto, é possível ter algumas ideias tomando base nas últimas edições do Exame Nacional do Ensino Médio. O INEP, na grande maioria das vezes, utiliza temas baseados nos fatos mais relevantes que ocorreram no decorrer de um ano, tanto na âmbito político, social, econômico, jornalístico e muitos outros.

Abaixo deixaremos os temas abordados nas últimas redações do Enem. Confira:

  • 2018 – Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet;
  • 2017 – PPL Consequências da busca por padrões de beleza idealizados;
  • 2017 (2ª Etapa) –  Caminhos para combater o racismo no Brasil;
  • 2017 – Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil;
  • 2016 – Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil;
  • 2015 – A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira;
  • 2014 – Publicidade infantil em questão no Brasil;
  • 2013 – Efeitos da implantação da Lei Seca no Brasil;
  • 2012: – Movimento imigratório para o Brasil no século 21;
  • 2011 – Viver em rede no século 21: os limites entre o público e o privado;
  • 2010 – O trabalho na construção da dignidade humana;
  • 2009 – O indivíduo frente à ética nacional.

Utilizando como base os temas que listamos acima, será possível ter uma noção de como eles são abordados. No entanto, continue treinando bastante para conseguir uma boa nota quando chegar o grande dia.

Espelho da Redação Enem 2020

Redação Enem 2020

O espelho da redação ENEM é uma nova ferramenta criada pelo MEC com o intuito de proporcionar uma maior transparência aos candidatos. Através dele o estudante pode compreender melhor a sua pontuação obtida na redação e quais foram os erros sinalizados na correção da mesma.

Ele consiste em um arquivo onde, ao acessar a sua Enem página do participante, o candidato poderá visualizar uma imagem de sua redação com todos os detalhes e sinalizações de erros cometidos. Esta opção tornou o Exame Nacional do Ensino Médio mais justo, deixando tudo esclarecido para os estudantes.

Critérios de Correção Redação Enem 2020

Os agentes responsáveis por corrigir as redações da última edição do Exame Nacional do Ensino Médio foram dois corretores independentes, estes que atribuíram uma nota de 0 (zero) a 200 (duzentos) pontos para cada competência.

Além disso, foi realizada ainda uma terceira correção, em caso de dissimetria maior do que 100 pontos na soma total das competência, ou maior que 80 pontos em uma ou mais competências.

O desempenho dos candidatos que participam do Exame Nacional do Ensino Médio é avaliado de acordo com os seguintes critérios:


01 – Demonstrar o domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa;


02 – Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa;


03 – Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista;


04 – Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação;


05 – Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.


Estes critérios foram todos estabelecidos pela Assessoria de Comunicação Social do INEP. Maiores informações podem ser encontradas acessando o portal do Ministério da Educação (MEC), que é responsável por administrar o processo seletivo.

Depois de conferir as nossas dicas a respeito do Exame Nacional do Ensino Médio, esperamos que você consiga discorrer uma boa redação Enem 2020. Mas, caso tenha ficado com alguma dúvida  a respeito do assunto, deixe o seu comentário abaixo. Boa sorte!

Deixe um comentário