RECUPERAR SENHA ENEM 2020 – Como Recuperar e Trocar Senha

Uma situação muito comum de ocorrer com os candidatos que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio, é a dos mesmos esquecerem alguns dados para ter acesso à sua página do participante. E se isto ocorrer com você na próxima edição do processo seletivo, não se preocupe, pois o sistema INEP disponibiliza a opção de recuperar senha Enem 2020.

Como todas as etapas do Enem 2020 podem ser realizadas e consultadas de maneira online, o sistema exige um login para que os candidatos possam ter acesso à seus dados de participação neste processo seletivo. E caso queira conhecer ainda mais informações a respeito do assunto, saiba que este artigo será de grande ajuda.

Elaboramos o conteúdo a seguir, com o intuito melhor informar todos os participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) que têm dúvidas sobre como recuperar a sua senha da plataforma online do INEP. Portanto, continue acompanhando e não deixe que nenhuma dica importante passe despercebida. Vamos lá!

Senha do Enem 2020

Como o Exame Nacional do Ensino Médio é um dos processos seletivos anuais mais concorridos do Brasil, é preciso se ter uma maneira eficiente de administrar o número de candidatos que irão se inscrever para poder participar da prova, mantendo-os informados a respeito dos seus dados. E o grande responsável por administrar estas informações é o INEP Enem.

Recuperar senha ENEM 2020

A grande maioria das etapas do Enem devem ser realizadas de maneira online, através do site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP. E uma das mais importantes delas é a inscrição Enem, onde os candidatos informam seus dados pessoais na plataforma e, após confirmar a sua participação, recebem uma senha. Mas do que se trata essa senha?

A senha do Enem é o código que permitirá que você acesse a sua página do participante e consiga visualizar todas as informações relacionadas a sua participação no processo seletivo, como:

Além disso, a mesma poderá ser utilizadas para acessar os sites do Sisu, Prouni e Fies.

Portanto, assim que realizar o seu cadastro e receber sua senha do Enem 2020, memorize e anote-a em um local que você possa consultar facilmente, caso venha a esquecer. No entanto, o sistema do Inep ainda disponibiliza uma opção de recuperação de senha online e você o entenderá melhor no tópico a seguir.

Recuperar senha ENEM 2020

Como o Inep Enem 2020 possui uma plataforma online bastante informatizada e prática, muitos candidatos conseguem consultar informações e resolver suas pendências rapidamente. No entanto, o serviço de recuperação de senha do Enem é muito utilizado, pois acontece de alguns candidatos esquecerem seus dados de acesso.

E se você se enquadra nesta situação, basta acompanhar o passo a passo que elaboramos abaixo, ensinando como recuperar senha Enem 2020 rapidamente. Vamos lá:

Recuperar senha ENEM 2020

Passo 01. Primeiramente, acesse o portal de login da Página do Participante – https://enem.inep.gov.br/participante/#!/loginParticipante.


Passo 02. Preencha o seu CPF, marque a figura solicitada e em seguida, localize e clique na opção “Esqueci minha senha”.


Passo 03. Marque novamente na figurinha solicitada e, por fim, clique no botão “Enviar nova senha por e-mail.


Pronto! Após seguir os passos ensinados acima, o sistema lhe enviará a sua nova senha para o e-mail informado no momento do cadastro Enem. Caberá aos estudantes consultá-la e voltar novamente para a tela de login da página do participante.

Como mudar a senha ENEM 2020

Outra situação comum que ocorre com os candidatos do Exame Nacional do Ensino Médio, é o fato de alguns deles quererem mudar a sua senha do Inep ENEM.

Esta opção é muito procurada por aqueles que já possuem uma senha padrão e fácil de ser memorizada para colocar ou por conta de outra pessoa ter descoberto os números.

A boa notícia é que o sistema online do Inep permite que os candidatos realizem esta mudança. Entenda melhor como realizá-la com o passo a passo abaixo:

Recuperar senha ENEM 2020

Passo 01. Acesse a sua página do participante Enem https://enem.inep.gov.br/participante/#!/loginParticipante.


Passo 02. Assim que os dados carregarem, no menu “Alterar dados” localizado no canto esquerdo da página, clique em “Senha”.


Passo 03. Informe a sua nova senha no campo de cima e depois informe-a novamente no campo de baixo.


Passo 04. Por fim, clique no botão “Salvar”.


Seguindo os passos ensinados acima será possível alterar a sua senha da página do participante Inep em poucos segundos. Lembre-se que esta mesma senha será utilizada para acessar outras plataformas educacionais, como a do Sisu, Prouni e Fies.

E depois de ter conferido estas informações a respeito dos seus dados no Exame Nacional do Ensino Médio, esperamos que consiga recuperar senha Enem 2020 sem encontrar maiores problemas, caso a esqueça na próxima edição.

E se você ficou com alguma dúvida relacionada ao assunto, deixe-a em um comentário abaixo e aguarde que responderemos assim que possível. Obrigado e boa sorte na próxima prova do Enem 2020!

Deixe um comentário