PROVA ENEM 2020 – O que cai, Como Funciona, Provas Resolvidas

Se você já concluiu o ensino médio ou irá concluir em 2020, poderá utilizar suas notas da prova Enem 2020 para, por exemplo, fazer inscrições em programas de acesso à educação superior, programas de bolsa de estudos ou de financiamento estudantil. O exame também é forma de avaliar o ensino médio do país.

O Enem acontece desde 1998 e, inicialmente, tinha o objetivo, apenas, de analisar o desempenho dos alunos de escolas públicas, mas hoje a prova vai além de uma simples análise. Com a nota do Enem, o participante pode ingressar em uma das melhores universidades do país.

Se você é estudante e tem vontade de ingressar no ensino superior, saber tudo sobre a prova do Enem é um grande passo para se sentir familiarizado no momento do Enem 2020. Fique conosco nas próximas linhas deste artigo, pois, aqui, você vai conferir todas as informações para poder fazer sua prova de forma tranquila e confiante.

Prova Enem 2020

O Enem acontece todos os anos, no Brasil, desde a sua criação. Como já foi mencionado, além de medir desempenho dos alunos, a prova também pode possibilitar aos participantes vagas em universidades federais e bolsas estudantis em instituições particulares.

Prova Enem 2020

A prova é aplicada pelo MEC, através do Inep (Instituto Nacional de Estudo e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira). O exame conta com 180 questões e uma redação. Antes, a prova era aplicada em dois dias seguidos, geralmente num sábado e domingo, em 2017 isso foi alterado, a prova começou a ser aplicada em dois domingos de um determinado mês, que tende a ser novembro.

O participante poderá ter acesso aos seus resultados individuais mediante inserção do número do CPF e da senha, no endereço enem.inep.gov.br/participante ou no aplicativo oficial do Enem 2020.

Os resultados do Enem, para fins exclusivos de autoavaliação de conhecimentos do participante treineiro, serão divulgados 60 dias após a disponibilização do resultado Enem 2020.

O que cai na prova Enem 2020

Ao se inscreverem no Enem, os candidatos sabem que, na prova, todos os conteúdos estudados durante os três anos do ensino médio serão explorados nas principais disciplinas da grade curricular de educação.

As provas objetivas apresentam cinco alternativas, sendo apenas uma correta. O Caderno de Questões traz encartado o Cartão-Resposta, que é o espaço próprio para transcrição das respostas das provas objetivas. Você deve se atentar às orientações do aplicador quanto aos procedimentos.

As respostas das provas objetivas deverão ser preenchidas no cartão com caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente, sem emendas ou rasuras, sob pena de inviabilizar a leitura óptica de suas respostas.

Prova Enem 2020

A organização do Enem divide as provas em quatro áreas de conhecimento. Veja!


Linguagens, Códigos e suas Tecnologias: Língua Portuguesa, Literatura, Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol), Artes, Educação Física e Tecnologias da Informação e Comunicação;


Ciências Humanas e suas Tecnologias: História, Geografia, Sociologia e Filosofia;


Ciências da Natureza e suas Tecnologias: Biologia, Química e Física
Matemática e suas Tecnologias.


Além das provas objetivas, o candidato também terá que fazer uma redação, que, normalmente, exige do candidato conhecimento no texto argumentativo.

Além das provas objetiva, o Caderno de Questões traz encartada a Folha de Redação, que é o espaço próprio para transcrição da redação. Você deve transcrever a redação final para a Folha de Redação sem emenda ou rasuras, com caneta esferográfica de tinta preta. Tenha cuidado com o manuseio dos materiais, pois a Folha não será substituída por uso indevido do participante.

Preste atenção ao tempo, pois não haverá prorrogação do tempo previsto para a realização das provas ou para o preenchimento da Folha de Redação.

A seguir, veja como acontece a divisão das provas do Enem, que acontecem em dois domingos consecutivos.

1º dia

  • Redação;
  • Linguagens e Códigos;
  • Ciências Humanas.

2º dia

  • Ciências da Natureza;
  • Matemática.

Os participantes têm pouco mais de cinco horas para fazer as provas do primeiro dia e até cinco horas para resolver as questões do segundo.

Como funciona a prova Enem 2020

Prova Enem 2020

Desde 2009, o Exame Nacional do Ensino Médio é composto por quatro provas objetivas, com 45 questões cada, e redação Enem 2020. As provas são estruturadas em quatro matrizes de referência, uma para cada área de conhecimento. Há um caderno de questões para cada dia de aplicação.

Entre os anos de 1998 e 2008, as provas eram estruturadas a partir de uma matriz de 21 habilidades, cada uma delas avaliada por três questões. Assim, a parte objetiva era composta por uma redação e 63 itens interdisciplinares, em um único caderno.

Com relação ao cálculo das proficiências dos participantes, a partir de suas respostas às questões de múltipla escolha das provas objetivas, é utilizada como base a Teoria de Resposta ao Item (TRI). O documento com a metodologia utilizada e com os critérios adotados pela banca está disponível no Portal do Inep Enem, no endereço portal.inep.gov.br/enem.

Fique atento ao calendário oficial para não perder nenhuma data importante sobre a prova Enem 2020. Não perca o foco, dedique-se desde já. Caso ainda tenha restado alguma dúvida, deixe sua mensagem e responderemos assim que for possível. Boa sorte!

Deixe um comentário