LOCAL DE PROVA ENEM 2020 – Consultar Cartão de Confirmação

O local de prova Enem 2020 é um fator essencial para a realização do exame, pois, é por meio dele que será visto em qual colégio será realizado a prova. É por meio da carta de confirmação do exame, que será divulgado o local de prova, qual horário que os portões se abrirão, tempo de prova e o que levar no dia do exame.

Será possível realizar a consulta do seu local de prova Enem 2020 por meio do portal do aluno e do aplicativo Enem, no qual foi desenvolvido afim de facilitar a vida de todos os candidatos.

Abaixo vamos trazer informações referente ao local de prova Enem 2020, para que assim você saiba como realizar a consulta do seu local, cartão de confirmação e o que levar no dia da prova. Acompanhe!!

Local de Prova Enem 2020

O Enem já está chegando e saber o local de prova é muito importante para que você consiga dar conta do que você precisa para chegar no local dentro do horário determinado e realizar a prova, assim como todas as outras pessoas inscritas.

Local de Prova Enem 2020

Mesmo tendo acesso fácil ao local de prova, algumas pessoas deixam para conferir essa informação em cima da hora, o que é muito ruim, já que se perde muito tempo procurando endereços.

O risco maior é não conseguir chegar a tempo, e isso gera automática desclassificação na prova do dia, o que obviamente não é indicado para quem quer ingressar em uma universidade.

Consultar local de prova Enem 2020

Como já foi dito, é preciso que você consulte o local de prova assim que o mesmo for divulgado e publicado pelo órgão responsável pela aplicação da prova, e que organiza todos os prazos referentes à aplicação do exame.

Normalmente é preciso que você acompanhe a publicação do edital Enem, que no caso deste ano já está disponível, e então saiba quando o local de prova será divulgado.

Existem pelo menos duas formas de consultar o seu local de prova Enem 2020, e cada um deles funciona perfeitamente, porém dentro do período previsto por edital. Veja quais são:

Página do participante

O método mais tradicional é conferir na página do participante, que é onde você realiza a sua inscrição Enem 2020, e depois recebe login e senhas para conseguir acessar o sistema para outras informações.

Lá também terão todas as informações necessárias para que você consiga se apresentar no local de prova, com o endereço e nome da instituição na qual realizará a sua prova do Enem.

Para visualizar o local de prova Enem 2020, basta acessar a página do participante através do passo a passo abaixo:

Local de Prova Enem 2020
  • Acesse https://enem.inep.gov.br/participante/#!/loginParticipante;
  • Digite seu CPF e Senha;
  • Clique na imagem solicitada;
  • Por fim, clique em Enviar.

Aplicativo do Enem

É uma das novidades recentes e que faz de suas informações muito mais acessíveis, tendo em vista também outras necessidades e que merecem um acesso garantido por outros canais.

Como muitos dos estudantes estão sempre utilizando meios tecnológicos para diversas atividades, o MEC criou o aplicativo para acompanhamento da inscrição, datas das provas e resultados e principalmente o local de prova.

Tendo acesso a ele é importante que você possa ir uma vez sozinho para que conheça o caminho e evite qualquer tipo de contratempo no dia da aplicação do exame.

Para baixar o aplicativo do enem e consultar o local de prova, siga os passos abaixo:

Local de Prova Enem 2020
  • Acesse a loja de aplicativos (Play Store ou APP Store);
  • Pesquise por ENEM;
  • Faça o download e em seguida a instalação;
  • Por fim faça o login e consulte todas as informações.

Cartão de Confirmação Enem 2020

Local de Prova Enem 2020

O local de prova, anteriormente, era entregue por meio de uma carta de confirmação, que era entrega na casa do candidato, mas devido a alguns problemas, você pode imprimir diretamente da página do participante.

O cartão de confirmação serve para que você possa ter um documento oficial que garanta a sua participação no certame, e também possa lhe dar acesso ao local de prova para a realização da mesma.

Não são exigidos sempre, mas caso algum problema seja encontrado com relação aos dados pessoais, por exemplo, o cartão de confirmação é utilizado para liberar a sua entrada.

O que levar para o Local de Prova Enem?

Para a realização da prova do Exame Nacional do Ensino Médio você deve levar:

  • Caneta preta transparente;
  • Documento original com foto;
  • Cartão de confirmação;
  • Lanches (em recipientes transparentes, ou em embalagens fechadas);
  • Garrafa de água lacrada e sem rótulo.

Esses são os tipos de coisas que são fundamentais para se levar para o Enem, sem que você tenha algum tipo de problema ou contratempo com a segurança.

É preciso a todo o custo evitar:

  • Canetas de outras cores, lápis, grafite ou borracha;
  • Garrafa personalizada de água;
  • Celular (caso leve, certifique de tirar a bateria ou desligar);
  • Qualquer outro aparelho eletrônico.

O Enem 2020 é um dos exames mais importantes, principalmente para quem está buscando uma vaga em universidades e precisa, portanto, dar conta de ter um rendimento importante, e acessar a cursos que procuram.

O primeiro passo para que tudo isso aconteça é saber corretamente qual o local de prova, que é divulgado de acordo com o edital, considerando também levar o que é necessário e o evitar outras coisas para que você possa realizar a prova.

Com todas as dicas dadas certamente você consegue ter um resultado muito melhor e que esteja de acordo com o que você tanto quer ou procura enquanto futuro profissional e acadêmico. Caso tenha alguma dúvida a respeito do que foi dito acima deixe o seu comentário agora mesmo para que posamos esclarecê-lo o mais breve possível.

Deixe um comentário