ISENÇÃO ENEM 2020 – Quem tem direito, Como Solicitar, Resultado

O Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem 2020, é, atualmente, a principal forma de ingressar em uma instituição de nível superior, pois, em muitos casos, a nota do Enem vem substituindo o tradicional vestibular. Certamente, muitas pessoas em todas as regiões do Brasil aguardam com ansiedade a abertura das inscrições, que o momento de tentar a Isenção Enem 2020.

Com a nota do Enem, além de conseguir ingressar em uma Instituição pública, o aluno também pode conquistar o direito de estudar em Faculdade particulares com bolsas parciais e integrais.

Quem saber como se inscrever e o melhor, conferir todos os detalhes sobre a Isenção Enem 2020? Então, acompanhe nosso artigo até o fim e saiba, por exemplo, se você tem direito a não pagar a taxa de inscrição. Saiba agora!

Inscrição Enem 2020

O Enem 2020, assim como vem acontecendo nas edições anteriores, será aplicado em todos os estados do país e no Distrito Federal. Todos os anos, o INEP, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira Legislação e Documentos, contrata uma empresa, que fica responsabilizada por aplicar o Exame.

O momento mais esperado pelos estudantes, com certeza, é o período de inscrição para o Enem 2020. As inscrições do Enem, normalmente, ficam disponíveis no mês de maio e o candidato tem, em média, 10 dias para realizar sua inscrição.

É muito importante que, antes de efetuar a inscrição ou solicitar isenção da taxa de inscrição, o participante leia o Enem edital, os anexos e os atos normativos nele mencionados, para certificar-se de que aceita todas as condições nele estabelecidas e que preenche todos os requisitos exigidos para a participação no Enem 2020.

Para se inscrever, o candidato deve acessar o site oficial em https://enem.inep.gov.br. Veja, abaixo, uma orientação de como fazer sua inscrição no site do Inep.

Isenção ENEM 2020

Passo 1: Acesse https://enem.inep.gov.br;


Passo 2: Entre na página de Inscrição;


Passo 3: Informe seu CPF e sua data de nascimento;


Passo 4: Agora, chegou o momento de informar seus dados pessoais como endereço, documentos, entre outras informações solicitadas no formulário;


Passo 5: Se necessário, solicite recurso para a prova (atendimento especializado ou específico);


Passo 6: Escolha uma opção de língua estrangeira;


Passo 7: Preencha o questionário socioeconômico;


Passo 8: Informe seus dados de contato e senha. Lembre-se que o Inep (realizador do Enem) sempre entrará em contato com você pelo e-mail e telefone informados;


Passo 9: Para finalizar, confirme seus dados e imprima o boleto para o pagamento de inscrição.


Isenção ENEM 2020

Isenção ENEM 2020

Os participantes já sabem que, todos os anos, o Enem cobra uma taxa de inscrição, mas, caso o participante esteja dentro dos requisitos determinamos pelo Inep, é possível não pagar esta taxa.

Para o este o valor ainda não foi divulgado, mas o valor, até o ano de 2019, não passou de R$ 100,00.

Vale a pena lembrar que o pedido para isenção Enem 2020 é feito logo antes de abrirem as inscrições do processo seletivo, através do site do Inep.

Vale citar que se for constatado que o participante declarou informações falsas ou inexatas, conseguindo uma isenção indevida, ele será eliminado do Exame, a qualquer tempo, e deverá ressarcir ao erário os custos referentes à taxa de inscrição. Poderão, também, ser aplicadas outras penalidades previstas em lei.

Quem tem direito à Isenção Enem 2020

Como já sabemos, o Enem não é gratuito, pois os gastos com as provas são altos, mas, pensando em muitas pessoas que não têm condições de efetuar o pagamento da taxa, o Ministério da Educação, o MEC, estabeleceu alguns critérios para que alguns grupos sociais tenham gratuidade.

A gratuidade sempre se baseia na renda e na escolaridade dos participantes. A seguir, você confere os requisitos estabelecidos pelo MEC.


01 – Precisa estar cursando a última série do Ensino Médio, em 2020, em escola da rede pública declarada ao Censo Escolar;


02 – Cursou todo o ensino médio em escola da rede pública ou como bolsista integral na rede privada, além de ter renda, por pessoa, igual ou menor que um salário mínimo e meio;


03 – Está em situação de vulnerabilidade socioeconômica por ser membro de família de baixa renda que possua Número de Identificação Social (NIS), único e válido, além de ter e tem renda familiar por pessoa de até meio salário mínimo ou renda familiar mensal de até três salários mínimos.


O participante que não se enquadrar nas situações citadas deverá acessar o sistema de inscrição, informar os dados solicitados, gerar a Guia de Recolhimento da União e efetuar o pagamento da taxa de inscrição, pois só assim terá sua inscrição confirmada

Se você conseguiu isenção Enem e não pôde comparecer nos dois dias de prova, deverá justificar a ausência para solicitar a isenção da taxa de inscrição no próximo Exame Nacional do Ensino Médio.

O Inep não se responsabiliza por solicitação de isenção não recebida por:

  • Quaisquer motivos de ordem técnica dos computadores
  • Falhas de comunicação
  • Congestionamento das linhas de comunicação
  • Procedimento indevido do participante
  • Outros fatores que impossibilitem esta etapa

É de responsabilidade exclusiva do participante acompanhar a situação de sua solicitação.

Resultado Isenção Enem 2020

Logo quando as inscrições do Enem são divulgadas e ficam disponíveis, o candidato precisa fazer um cadastro no site para realizar sua inscrição. Com os dados do cadastro, em etapas posteriores, será possível acessar a Página do Participante.

Nesta página, vai ser possível conferir o resultados de todas as etapas do Exame, incluindo, claro, o resultado da Isenção Enem 2020.

Veja como é simples o acesso à Página do Participante:

Isenção ENEM 2020

Passo 1: Acesse a página do participante em https://enem.inep.gov.br/participante/#!/loginParticipante;


Passo 2: Informe seu CPF e senha;


Passo 3: Para finalizar, clique em Enviar.


Se por algum motivo você esqueceu sua senha, pode recuperá-la informando o CPF na Página do Participante. Uma senha nova será encaminhada para o e-mail que você informou na inscrição.

Realizar o Enem é muito importante para quem deseja ingressar em uma ótima Instituição de nível superior. Acompanhe o cronograma para não perder nenhum prazo, principalmente a data da Isenção Enem 2020.

Se depois de ter lido as informações acima você ainda tiver alguma dúvida, por favor, deixe uma mensagem abaixo para que possamos responder o mais rápido possível. Boa sorte!

Deixe um comentário