INSCRIÇÃO ENEM 2020 – Passo a Passo, Datas, Taxa e Isenção

O Enem foi criado com o principal objetivo de avaliar os estudantes de nível médio. Em 2009 ele ganhou cara nova e começou a ser uma forma do estudante entrar no nível superior, tanto em universidades públicas como privadas. Atualmente, são muitos os estudantes que esperam pela inscrição Enem 2020 visando uma possibilidade de ingressar nas maiores instituições do país.

A prova do Enem é aplicada pelo MEC (Ministério da Educação), através do Inep (Instituto Nacional de Estudo e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira). O Exame Nacional do Ensino Médio conta com 180 questões e uma redação.

Quer aprender a realizar sua inscrição Enem 2020 com rapidez e sem maiores dificuldades? Basta continuar lendo nosso artigo que você irá aprender a se inscrever e conferir outras informações relacionadas ao exame.

Enem 2020

O Enem desse ano provavelmente, sofrerá algumas modificações para se adequar ao novo ensino médio. Tempos atrás, o exame era realizado em dois dias seguidos, geralmente num sábado e domingo, mas desde 2017 que isso mudou, atualmente o exame é aplicado em dois domingos do mês de novembro.

Inscrição Enem 2020

A partir de 2020, o formato do ensino médio passará por possíveis mudanças. Sendo assim, possivelmente, todo esse processo se refletirá na aplicação da prova Enem. Por isso, você precisa estar atento para não perder nenhuma informação.

De acordo com a Lei nº 13.415/2017, que trata da Lei do novo ensino médio, o estudante  terá mais liberdade e flexibilidade.

Os alunos também terão uma maior carga horária e a inclusão do ensino técnico e profissionalizante, além de outros pormenores de acordo com os critérios da  Base Nacional Comum Curricular – BNCC.

Dentre as suas modificações, vale a pena destacar:


01- Aumento da carga horária de estudo de 800 horas para 1.000 horas no ano;


02- Formação técnica e profissionalizante;


03- Escolha da área de conhecimento conforme o seu interesse;


04- Inclusão dos itinerários formativos que se constituem de: projetos, disciplinas, núcleos de estudos, oficinas etc, dentro das áreas de conhecimento;


05- As redes de ensino de cada estado terão maior autonomia para definir os itinerários formativos. No entanto, contarão com a ajuda da comunidade escolar;


06- E muitas outras novidades.


Essas são algumas alterações que o Enem 2020 precisará sofrer para se adequar a esse novo modelo de ensino. Será que você está preparado? Como serão as provas? Saiba mais detalhes abaixo!

Edital Enem 2020

O edital do Enem é divulgado antes de começar o todo o processo seletivo, e é nele que estão contidas todas as informações necessárias quanto às datas e regras do exame. Podem haver mudanças de uma edição para outra, por isso é importante estar sempre atento e acompanhando.

Todas as informações importantes para os candidatos são encontradas no edital, mas é de suma importância que o estudante tenha conhecimento de alguns requisitos para fazer a inscrição Enem 2020.

Confira:


01- O interessado precisa ter concluído ou estar no último ano do ensino médio para fazer o exame;


02- Deve ter obrigatoriamente o CPF, RG e os dados pessoais completos para fazer a inscrição;


03- A inscrição é feita via internet e o interessado deve fazer o uso do CPF no ato da inscrição, as informações adicionais encontram-se no Edital Enem.


Inscrição Enem 2020

O período de inscrição para o Enem 2020 acontece entre Abril e Maio, com as datas fixadas já em edital. Para participar das inscrições, o candidato precisará entrar na página do participante.

Não se preocupe, siga os passos seguintes e faça sua inscrição sem dificuldades.

Inscrição Enem 2020
  • Acesse o site do https://enem.inep.gov.br/participante/#!/inicial;
  • Faça o cadastro ou login na página do participante Enem;
  • Durante a inscrição serão solicitados alguns dados como CPF e RG;
  • Insira um e-mail que seja válido;
  • Forneça todas as informações;
  • Conclua sua inscrição.

A taxa de inscrição do Enem é R$ 88,00, e deve ser paga até a data de vencimento, o boleto é gerado no fim do ato de inscrição.

Assim que concluir a inscrição Enem 2020, o candidato vai precisar acompanhar a sua inscrição, imprimir cartão de confirmação que consta dos dados como: local de prova, datas e horário das provas.

Para os candidatos que concluíram o Ensino Médio na rede Pública a isenção de taxa é feita de forma automática, mas é possível solicitar isenção de pagamento caso você declare carência. Caso você tenha direito a isenção do Enem poderá solicitar após ler as informações abaixo.

Isenção Enem 2020

Como mencionado logo aqui em cima, alguns candidatos podem solicitar a isenção no momento da cobrança da taxa de inscrição ENEM, é o caso dos estudantes que cursaram todo o ensino médio em instituições de rede pública de ensino.

Em outros casos é preciso comprovar que o participantes tem renda familiar relativamente baixa, e estes dados são informados no momento da inscrição.

A isenção Enem 2020 é muito vantajosa para os alunos de classe baixa, pois o valor da inscrição aumenta a cada ano que passa.

Passo a passo para solicitar a isenção da taxa de inscrição do Enem 2020:

Inscrição Enem 2020
  • Entre no site do Enem (https://enem.inep.gov.br);
  • Informe seu CPF e sua data de nascimento;
  • Responda ao desafio das figuras;
  • Clique em “Enviar”.

Todos os estudantes interessados em realizar a prova do Enem deverão fazer a inscrição possivelmente em maio. Ou seja, a aprovação da solicitação de isenção não significa que o aluno esteja inscrito automaticamente no exame – são necessárias as duas etapas.

Prova do Enem 2020

Inscrição Enem 2020

Como dito anteriormente, as provas são aplicadas pelo Enem sempre aos finais de semanas, e consiste na aplicação de 4 provas, distribuídas ao longo dos 2 dias de exame, ou seja você realizará 2 provas por dia.

Frisando o que explicamos anteriormente, cada um desses testes possuem o total de 45 perguntas de múltipla escolha,  totalizando o montante de 180 perguntas, além de claro da famosa redação que tanto assusta os candidatos do exame, a qual ocorre no último dia de provas.

A realização das provas do Enem 2020 acontecerá no mês de novembro, será aplicado em dois domingos, sendo dividido as competências do exame.

A redação do Enem sem dúvidas é a parte mais tensa do exame, muitos candidatos ficam extremamente nervosos neste momento da prova, então é importante saber que a redação se trata de um texto dissertativo, e que o tema da redação você só irá descobrir no dia da prova, mas normalmente são assuntos atuais ou algum acontecimento importante que está em foco no país, então fique de olho em jornais e revistas.

Gabarito Enem 2020

Inscrição Enem 2020

O gabarito do Enem é divulgado e publicado em até 3 dias após a aplicação das provas. Os candidatos poderão verificar tanto na sua página do participante quanto no site do Inep Enem 2020.

Além do gabarito Enem 2020, o INEP divulga paralelamente o caderno de questões da prova que foi aplicada. É disponibilizada um página com o gabarito oficial do Enem e caderno de questões diretamente no site do INEP, o download pode ser realizado em qualquer momento, de forma gratuita, pelo candidato.

  • Para consultar o Enem gabarito, acesse: inep.gov.br/provas-e-gabaritos.

Resultado Enem 2020

O resultado da prova do Enem 2020 será oficialmente divulgado e publicado ainda em janeiro do ano subsequente. Na sua página do participante, você poderá descobrir como foi o seu desempenho nos exames, bem como a pontuação que atingiu.

Saiba como consultar o resultado Enem 2020:

Inscrição Enem 2020
  • Acesse https://enem.inep.gov.br/participante/#!/inicial;
  • Forneça seu CPF e senha cadastrada no momento da inscrição;
  • Responda a solicitação de segurança;
  • Para finalizar, clique em Enviar.

Já o resultado da redação do Enem pode demorar mais um pouco devido a análise de todos os candidatos e complexidade da correção. Portanto, provavelmente, você saberá da nota de redação somente no mês de março do ano seguinte.

O espelho da redação é a sua chance de analisar onde pode melhorar em sua escrita. Por isso, dê atenção a correção que foi feita na sua para identificar erros que podem ser corrigidos e melhorados.

Espero que tenha gostado do nosso artigo sobre a inscrição Enem 2020. Caso tenha ficado alguma dúvida ainda, deixe o seu comentário abaixo para que possamos te responder o mais breve possível.

Deixe um comentário