INEP ENEM 2020 – Site, Página do Participante, Inscrição, Resultado

Os estudantes que participaram ou desejam participar do Exame Nacional do Ensino Médio já podem ficar atentos ao site do Inep Enem 2020 para conferir algumas informações a respeito deste processo seletivo. Podemos considerá-lo como um dos mais concorridos do país, pois reúne candidatos de todos os estados brasileiros.

O INEP e o Ministério da Educação (MEC) são os dois agentes responsáveis por administrar e realizar todos os processos relacionados ao Enem 2020 e os jovens que vão participar do exame poderão encontrar algumas informações muito úteis em suas plataformas online.

Abaixo separamos diversas informações a respeito do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep Enem). Portanto, continue acompanhando nosso conteúdo e não deixe que nenhuma dica interessante passe despercebida. Vamos lá!

INEP ENEM 2020

O Inep Enem – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – trata-se de uma autarquia federada associada ao Ministério da Educação (MEC). Através de seu site os estudantes brasileiros conseguem realizar a inscrição Enem 2020 e acompanhar todos os dados de sua participação.

INEP ENEM 2020

A missão do ENEM Inep é a de financiar a criação de políticas educacionais dos diferentes níveis de governo, contribuindo assim, com o desenvolvimento social e econômico do país.

E com o seu objetivo, a instituição atua nas seguintes áreas:

  • Avaliações, Exames e Indicadores da Educação Básica;
  • Avaliações, Exames e Indicadores da Educação Superior;
  • Ações Internacionais;
  • Biblioteca e Arquivo da Educação;
  • Estatísticas Educacionais.

Além disso, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas (Inep) é um dos responsáveis por administrar os processos do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), este que é um processo seletivo realizado com o objetivo de avaliar os conhecimentos e competências dos alunos que estão concluindo ou já concluíram o Ensino Médio.

Com a nota obtida neste exame será possível garantir uma bolsa de estudos em instituições públicas ou particulares, podendo ser integral (100%) ou parcial.

Site do Inep Enem 2020

INEP ENEM 2020

A maioria das etapas do Enem podem ser acompanhadas e realizadas de maneira totalmente online, bastando que o estudante acesse o site do Inep ENEM. Através desta plataforma é possível:

O site conta com um sistema bastante informativo e de fácil acesso. Tudo para que o candidato encontre o mínimo de dificuldade possível ao realizar qualquer ação.

Se você ainda não conhece o enem.inep.gov.br e também não sabe como acessá-lo, basta acompanhar as dicas passadas no passo a passo a a seguir.

Entenda agora como entrar no site do INEP Enem através do navegador e por meio do Google. Vamos lá:

Navegador

INEP ENEM 2020

Primeiramente, abra um navegador de sua preferência e, na barra de endereços, digite enem.inep.gov.br. Em seguida, basta pressionar a tecla “Enter” aguardar que a página seja redirecionada. Após isto, você poderá acessar a sua página do participante informando o CPF e a senha, ou se cadastrar no ENEM, caso o período de inscrições esteja aberto.

Caso tenha esquecido a sua senha de acesso ao portal, o sistema também disponibiliza uma opção de recuperar senha do Enem. Tudo o processo dura poucos minutos.

Google

INEP ENEM 2020

Acesse o Google e, na barra de pesquisas, busque por as seguintes palavras “inep enem”. Após os resultados carregarem, clique no primeiro link da lista, este que será referente ao site do Inep (https://enem.inep.gov.br/).

Para ter acesso aos seus dados do Enem ou se inscrever no exame, basta que no site, você clique no botão “Página do Participante”.

Seguindo as dicas passadas acima, você conseguirá acessar a plataforma online do INEP Enem 2020 sem encontrar maiores problemas.

Inscrição Inep Enem 2020

Apesar do Exame Nacional do Ensino Médio ser um dos processos seletivos mais concorridos do país, ainda existem alguns estudantes que não sabem como estar participando do mesmo. O procedimento de inscrição Enem Inep é fácil de ser realizado, e tudo é feito através do site a instituição.

Mas, antes de qualquer coisa, é preciso conferir se o período de inscrições para Enem 2020 está disponível. Caso esteja, abaixo ensinaremos o que precisará ser feito para se inscrever no Enem em poucos minutos.

Acompanhe:

INEP ENEM 2020

Passo 01. Acesse o site https://enem.inep.gov.br/participante/#!/loginParticipante e assim que a página carregar, clique em Inscrição.


Passo 02. Nesta etapa será preciso preencher um formulário de inscrição, informando alguns dados pessoais, educacionais e socioeconômicos. O estudante precisará escolher também a língua estrangeira que deseja realizar na prova e pedir a isenção também, caso esteja enquadrado nos requisitos estabelecidos.


Passo 03. Após preencher todos os campos solicitados e finalizar o cadastro, o candidato receberá um número de inscrição Enem e uma senha de acesso. Lembre-se de guardar estas informações, pois estes mesmo dados serão necessários para acessar o site do Sisu, Prouni e Fies.


Passo 04. Caso o estudante não tenha solicitado a isenção de taxa, o mesmo precisará pagar a taxa de inscrição até a data indicada pra poder confirmar a sua participação no Enem. Caso isto não seja feito, o mesmo não poderá realizar a prova.


Pronto! Seguindo as dicas acima, você já estará inscrito no Exame Nacional do Ensino Médio. Caberá ao candidato se manter atento às datas de provas e também do resultado Enem 2020.

Resultado Inep Enem 2020

Podemos considerar o resultado do Enem como o momento mais esperado pelos candidatos que participaram do processo seletivo, afinal, através dele será possível saber qual foi a sua pontuação nas provas e na redação Enem. Com isto, os estudantes poderão utilizar suas notas para tentar conseguir o financiamento em programas como Sisu, Fies e Prouni.

Geralmente o resultado do Enem leva de dois a três meses para ser divulgado pelo Inep Enem.

Este período é necessário para que todas as provas e redações possam ser corrigidas e as sejam passadas para o sistema. Para ter acesso à sua pontuação, basta acessar a sua Enem página do participante novamente.

Confira abaixo:

INEP ENEM 2020
  • Acesse https://enem.inep.gov.br/participante/#!/loginParticipante;
  • Digite seu CPF;
  • Em seguida sua senha;
  • Faça a verificação de segurança;
  • Por fim, clique em “ENVIAR”

Assim que for divulgado o período de inscrição da próxima edição do Exame Nacional do Ensino Médio, corra para o site do INEP Enem 2020 garantir a sua participação neste processo seletivo.

Caso tenha ficado com alguma dúvida relacionada ao Enem INEP, basta deixar seu comentário abaixo e aguardar que responderemos em breve. Boa sorte!

Deixe um comentário