Fórum
29 Jul 2011
Exame da OAB

Qual dos dois devem prevalecer, a necessidade de se controlar a qualidade das incontáveis faculdades de Direito no Brasil ou a garantia constitucional de poder exercer a sua profissão?

Autor: Rafael Barbosa
( 6765 ) Visitas    ( 5 ) Comentários
Nome: Bruno Nou
Data: 02 Ago 2011 - 15:14:44
Comentario: Não creio que a liberdade do exercício de profissão seja obstado pela realização do Exame da Ordem. Em verdade, acho que ele proteje a própria profissão. Hoje, o Brasil tem, sozinho, mais faculdades de Direito do que o resto do mundo todo junto. Acredito que, para nossa segurança, ao invés de abolir o Exame da Ordem, ele deveria ser estendido, por meio de similares, para todas as profissões.
Nome: João Leão
Data: 04 Ago 2011 - 17:16:37
Comentario: A exigência de aprovação no exame para exercer a advocacia configura uma clara restrição ao livre exercício de profissão, para o qual o bacharel passou 5 anos na faculdade se preparando para exercê-la. O mercado é capaz de identificar quem são os maus e os bons profissionais. Não há exigência de aprovação em exame após a colação de grau, por exemplo, para os médicos, que lidam com questões de vida ou morte. Cabe ao MEC fiscalizar as faculdades para exigir um ensino superior de qualidade, mas isso não permite que a OAB restrinja o direito do cidadão de exercer a sua profissão.
Nome: Scosilva
Data: 12 Ago 2011 - 20:12:35
Comentario: Concordo pelnamente com as palavras do Sr João Leão.
Nome: JOÃO ALENCAR DA SILVA
Data: 18 Set 2011 - 21:25:56
Comentario: ACREDITO QUE O EXAME DA OAB, É NECESSÁRIO EM VÁRIOS ASPÉCTOS: 1ºA FALTA DE FISCALIZAÇÃO E O CONTROLE POR PARTE DO MEC. ESTÁ MAIS QUE VERÍDICO QUE NÃO FUNCIONA, DEVIDO A PLORIFERAÇÃO INDISCRIMINADA DAS FACULDADE DE DIREITO E A MAIORIA SEM QUALIDADE DE ENSINO EFICIENTE. 2ºA DESPROPORCIONALIDADE DE BACHARÉIS EM DIREITO EM COMPARAÇÃO COM OUTRAS ÁREAS DO SABER É MUITO GRANDE, TANTO NO BRASIL COMO EM COMPARAÇÃO COM O ENSINO JURÍDICO NOS PAÍSES DE 1º MUNDO, É UM ABSURDO!.AO PASSO QUE EM OUTRAS ÁREAS DE NÍVEL SUPERIOR AQUI NO BRASIL, AS ESTATÍSTICAS COMPROVAM QUE HÁ CARÊNCIA DE PROFISSIONAIS EM OUTROS SETORES DA EDUCAÇÃO, COMO É DIVULGADO CONSTANTEMENTE NOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO. PROVA MAIS UMA VEZ QUE A FALTA DE ORGANIZAÇÃO, CONTROLE E CRITÉRIOS PELO MEC, AO ENSINO NO NOSSO PAÍS E INEFICIENTE. 3º DE MODO QUE, ENQUANTO NÃO HOUVER MAIOR CONTROLE CAPAZ REALMENTE DE AVALIAR AS INSTITUIÇÕES DE DIREITO E CONSEQUENTEMENTE A AFERIÇÃO E ARQUIÇÃO DOS BACHARÉIS PARA O MERCADO DE TRABALHO, É IMPRESCINDÍVEL E NECESSÁRIO QUE O EXAME DA OAB PERMANEÇA. O PODER PÚBLICO TÊM QUE TOMAR MEDIDAS PARA IMPEDIR QUE OS ESTUDANTES DE DIREITO NÃO SEJAM ENGANADOS E PREJUDICADOS TANTO INTELECTUAL COMO FINANCEIRA EM SUA TÃO SONHADA FORMAÇÃO PROFISSIONAL. VISTO QUE QUEM GANHA COM ISSO É A SOCIEDADE EM GERAL.
Nome: Elizio Brites
Data: 13 Out 2011 - 15:30:36
Comentario: O Exame é uma afronta a Constituíção Federal que deve ser condenado por qualquer pessoa minimamente sensata. Onde já se viu proibir alguém de exercer sua profissão após 5 ou 6 anos de graduação? A OAB não tem direito de dizer esse pode ou esse não pode exercer sua profissão.
Home | Quem Somos | Concursos | Notícias | Links | Revistas | Eventos | Vídeos | Fórum | Artigos | Cadastro | Contato